CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Já em exibição...

...num jardim perto de si! :)

Pois é, esta fantástica planta, a poisentia, por quem me apaixonei faz uns bons anitos, já pode ser vista nos nossos jardins ou nos jardins vizinhos. Já apresenta as folhas vermelhas mais as respectivas florinhas amarelas.

Segundo o que pesquisei sobre ela, a mesma é oriunda do México (ao contrário do que sempre pensei: norte europeu, países frios). Pensava isso porque sempre a associei ao frio e ao Natal.
Outra coisa que eu também li, mas não concordo em absoluto, é que para se conseguir que a mesma desse folhas vermelhas todos anos, deveria passar um dia de 24 horas sem luz. Acho absurdo, porque elas encontram-se em vários jardins aqui em Portugal, estando portanto ao ar livre e como bem sabemos, não temos nenhum dia sem luz, também não estou a ver o México com um dia assim. E muito menos as pessoas, que as têm nos jardins, não as tapam durante 24 horas. A verdade é que elas todos anos lá têm as suas folhas vermelhas e as suas florinhas.
Atinge um porte grande chegando até aos 3 metros, logo é essencial que se tenha espaço para ela.


Aqui a poisentia num jardim que cuido. Parece um arbusto desengonçado :)

8 comentários:

Crix disse...

Olá mar.
O ano passado pelo Natal recebi uma de presente. Aguentou-se algum tempo bonita dentro de casa mas depois teve que ir para a rua e plantei-a no jardim. Por enquanto está ok, bem conformada mas espero que não venha a ficar assim tão desengonçada, hehe
Abraço

NELIO disse...

gOSTO MUITO DESSA PLANTA ,JÁ TENHO VÁRIAS PELO JARDIM MAS QUANTO A FLORES AINDA NADA,AS MINHAS SÃO MAIS PARA O ANO,AXO EU...

rose disse...

Oi mar.
Por duas vezes comprei essa planta, mas rapidamente murcharam. Como aqui na minha zona faz muito frio, optei, numa das vezes, por coloca-la dentro de casa, mas mesmo assim o resultado foi triste.

Agulheta disse...

Gosto muito da flor de Natal,sempre compro nesta época para colocar em casa,me dá um brilho diferente.
beijinho e bom fim de semana da amiga Lisa

(malmequer_7.blog.sapo.pt)

Mar.garida disse...

Crix: Pois é, essas plantas são muito bonitas nos jardins. Espero que venha a tornar-se uma planta bonita :)

Nelio: Eu tb gosto imenso desta planta. Existe de várias cores como o caso do branco e do rosa pálido mas as que prefiro são mesmo as vermelhinhas :)

Rose: Também tive várias em vaso, de natais anteriores e nunca tive grande sorte com elas.

Agulheta: Eu também acho que ilumina a nossa casa uma planta desta :)Dá logo um ar festivo e quente!!

Dama do Lago disse...

Bem, que é desengonçada ninguém lhe tira... mas essas florinhas compensam bem ;)!!

NELIO disse...

Mar.garida perguntás-te como faço furos sem partir os pratos ou vasos...primeiro utilizas a broca mais fina e depois de furares utilizas outra mais grossa...no outro dia parti uma taça bem gira fiquei triste...

Mar.garida disse...

Dama: É verdade, ver as folhas vermelhinhas e já enfeitada para o Natal dá gosto :)

Nélio: Está explicado então. Também, nem sempre corre bem e lá vai uma feita em cacos. Obrigada pela explicação :)