CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 27 de dezembro de 2009

A tentar que esta poisentia consiga sobreviver para além da época de Natal

Já comecei a pô-la no quintal para se ir habituando ao frio. Espero que consiga sobreviver no exterior.



Aqui andou cão? :)


Anormalidades?

Não sei o que se passa com os meus jacintos. É certo que os bolbos são do ano passado, mas penso que os plantei na altura certa e supostamente não devia estar a acontecer isto!! Não é nada normal!

Não entendo porque, antes de formarem a "pinha" os botões de flor já abriram. Anda tudo doido!!






quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

cogumelos

Amigos, o novo trabalho (diferente da jardinagem) tem ocupado os meus dias, daí o blog estar um pouco parado.
No local de trabalho, onde estou, perto da lagoa de Óbidos, encontrei estes cogumelos (perdoem a qualidade das fotos, não tinha máquina comigo, tive de usar o tlm), mas sempre gostei de cogumelos e de os ver na natureza. Cá vai.



Este é mesmo giro, parece uma flor.



Mais comum, pelo menos, é mais frequente ver destes não acham?


A foto não tá nada boa. São pequenos e branquinhos. Parecem uns chapéuzinhos.

Havia imenso destes, de um cor laranja vivo que até se via à distãncia! O que me impressionou foi ver um, enorme, com cerca de uns 40 cm de diâmetro.

Parecem mesmo rochas e confundem-se até com os arenitos que por lá estão.


Mais uns quantos laranjinhas. Muito bem agrupados. Não gostam de estar sozinhos :)

Com companhia é bem melhor! :)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Orquídeas

Meus amigos, hoje decidi aquirir uns pés de orquídeas. Adoro essas flores e sempre desejei ter cá em casa, pelo que decidi arriscar.
 Não sei se escolhi as melhores de dentro de um monte delas, mas pronto, elas já estão em casa. Pelo que entendi, do que andei a ler pela internet, as mesmas têm de estar em vasos não muito grandes, porque segundo parece gostam de sentir as raizes apertadas. Por isso os vasos que tinha aqui em casa, não davam, ou eram grandes demais ou pequenos, por isso ainda tenho de os ir comprar.
A espécie que adquiri é a cymbidium,  gosta de estar no exterior, onde precisa de variações de temperatura para poder florir.

Escolhi duas cores: amarelada e cor de rosa. Espero que se sintam bem aqui em casa e me presenteêm com imensas flores futuramente. Se tudo correr bem mais tarde penso adquirir outras :)


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Boa noite amigos!

Olá meus amigos! Estou de volta. E há algumas novidades aqui pelos meus vasos.
As sementes de amor perfeito, germinaram e já têm folhinhas e um deles, mais adiantado que os outros, vai dar a primeira flor que já reparei que é da cor da moda: roxinha :)






O meu pequeno maracujeiro ainda nao passou disso, pequeno! Não se desenvolveu grande coisa talvez em parte por culpa minha que o deixei ficar demasiado tempo num vaso pequeno, entretanto já mudei-o para um maiorzito. Contudo, está a ficar com as folhas muito amarelas e eu penso que deva ser do frio. Andei a pesquisar e pelos vistos eles adoram sol pleno o que de momento é-me impossivel proporcionar-lhe isso. O terraço pode ter algum sol, mas de inverno devido a predios mais altos é reduzida a exposição solar, além disso é muito ventoso e frio. Levei-o para o quintal onde pode ficar mais abrigado mas sem sol directo. Vamos a ver no que dá, entretando dei-lhe adubo a ver se arrebita.


O meu ciclame está a dar umas bolinhas que eu creio serem capsúlas com sementes, até á data ainda não abriu nenhuma. Já o tenho à um ano e ainda não lhe dei adubo. Tenho de ver se compro um em liquido.




Os bébés da suculenta estão mais crescidos, o irmão mais velhinho, já saiu do berçário e seguiu num vasinho, para oferta a uma amiga minha. Os outros vão ali permanecer por mais um tempo.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aceito sugestões

Num dia destes que andei a limpar o sotão lá de casa, encontrei este velho móvel com 5 prateleiras e que servia para colocar bibelots e pensei que seria boa ideia aproveita-lo para colocar vasinhos com plantas lá no quintal.

Visto que não chove no quintal porque está coberto com telha plastica transparente que faz efeito de estufa e deixa passar a luz, a chuva não o afectará.

Tendo pouco espaço e as prateleiras sendo pequenas, os vasos também não podem ser grandes. Já comprei quase todos, falta-me só um. O vasinho amarelo que se vê na foto tem sementes de amor-perfeito, os restantes ainda estão vazios.

A minha duvida agora é que tipo de plantas hei-de colocar nos restantes, porque têm de ser de porte pequeno.

Aceito sugestões! :)

O Outono está aí :)

Pois é amigos e amigas, o Outono chegou!

Por cá, só ontem choveu alguma coisa, finalmente!

Com esta nova estação recomeçam novas tarefas também:

Recolha das folhas (quem tiver compostor aproveite-as para adubo)

Os ultimos adubos nas relvas e adubo nas plantas que nesta estação vão estar mais em actividade.

Entretanto, já semeei as sementes de amor perfeito e já coloquei na terra os jacintos e os narcisos. Coloquei estes dois ultimos juntos no mesmo vaso, embora com algum receio que não se dêem muito bem :S a ver vamos!


E comprei também bolbos de tulipas, vermelhas dobradas de floração precoce, cerca de 20 bolbos para o efeito ser mais bonito!


Os bolbos de tulipas que estão prestes a ir para a terra :)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O fim dos amores.

Pois, chegam ao fim os amores-perfeitos (viola tricolor), abrindo ainda as ultimas flores. Entretanto tenho vindo a recolher as sementes deles, para as semear e ter neste inverno novos amores :)
Segundo me constou acho que devem ser colocados na terra no final deste mês se as queremos ter para o inverno.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Olálá, novos bébes! :)

Ontem, por acaso reparei que das folhas que coloquei na terra faz algum tempo (não me lembro à quanto) já nasceram pelo menos em 2 folhas, novas plantinhas. Coloquei as folhas na terra ao acaso e nunca mais me lembrei delas, só muito de vez em quando me lembrava de deitar-lhes alguma água, mas quase sempre tinham a terra seca. Por isso foi com agradavel surpresa que reparei que o berçário já tem os novos bébes, heheehhe!




Reparem na primeira folhinha que já está a nascer ;)

Eis a planta mãe :) hehehe
E uma vista do geral, não sei se a terceira folha, a da esquerda em baixo dará frutos, mas tentei tira-la da terra e reparei que estava bem agarrada, deve estar a gerar qualquer coisa! :)
Não sei é se esta suculenta dá alguma flor bonita. Esperemos que sim.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bom fim semana!

Adoro esta trepadeira! Faz um efeito lindo que enche o olho de cor! Só tem o defeito de fazer muito lixo hehe. A cor mais comum é a roxa ou rosa, mas já vi em amarelo e também é bonito. Requer poucos cuidados, a planta cuida dela mesma :)



Meus amigos, isto tem estado parado é verdade! Acho que sucede um pouco por todo lado no tempo de verão, mais trabalho, mais saidas também (confesso :) e o blog acaba por ficar assim. Vou tentar postar mais vezes!

domingo, 21 de junho de 2009

Prémio

Recebi este prémio da Analuciana do blog Um bocadinho de mim



Esse é o troféu do Amigo!
Esses blogs são extremamente charmosos.Esses blogueiros têm o objetivo de serem amigos.Eles não estão interessados em se autopromover.Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas.


Passo este prémio a todos os blogueiros que aqui me venham visitar :)


Os que quiserem aceitar a oferta devem escolher depois outros blogueiros (as) e incluir esse texto junto com seu troféu!

sábado, 20 de junho de 2009

Ciclame?

Perdoem-me a ignorância, mas sempre pensei que os ciclames eram plantas de inverno, que gostavam do frio e que na primavera/verão hibernavam! Afinal o meu ciclame não está a fazer nada disso. Após uma temporada em que deixou de produzir folhas e flores novas, no fim do Inverno, eu pensei: bem agora cairá as folhas restantes e hibernará (segundo eu li algures).
Nada disso! Após esse periodo em que não nascia nada de novo, recomeçou à uns tempos a dar folhinhas novas e qual o meu espanto, flores.
Eis a primeira "orelhinha" como chamo a estas flores por me fazer lembrar orelhinhas de coelho :) E está cheio de mais o que quer dizer que em breve irei ter muitas orelhinhas espetadas no ar!Pelos vistos o menino não quis ir dormir e resolveu ir curtir o sol do verão haha

Aproveito o post e mostro aqui a minha violeta africana que deu-se muito bem no local onde está: com muita luz e calor (porque faz efeito de estufa no meu quintal).

Bom fim semana a todos!!! :)




quarta-feira, 17 de junho de 2009

Alguém sabe como se chama esta planta?

Num jardim há este tipo de planta. No fim do verão, as folhas secas têm de ser cortadas. Os respectivos bolbos ( serão bolbos?) ficam na terra até à Primavera seguinte quando as folhas começam a despontar. Acho a planta e a sua respectiva flor simples mas bonita. Por enquanto tem poucas flores mas elas começam a surgir, em breve encherá o canteiros delas! :) Acho que faz um efeito bonito. Mas desconheço o nome da planta em si. Quem souber...




E esta enormeeeeeee suculenta? Acho-a fantástica! De diâmetro tem mais de 50 cm. Também não sei o nome, nem se dá flor.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A lata!

A minha planta carnivora e única até agora, cresceu imenso desde que a mudei de vaso. Adquiri-a Outubro passado e está a desenvolver-se a olhos vistos.

Entretanto, uma pequenissima aranha, resolveu ali fazer a sua armadilha! Uma concorrente directa à sarracenia. É caso para dizer: Olha a lata!! :)
Aqui, quando a comprei! Parece grande mas na realidade não passa de uns 10 cm.

Como ela cresceu! Estou desejosa de lhe ver flor. Será que este ano vai dar?


A dita cuja, super pequenina. Deixei-a lá ficar, por enquanto!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Selo de Luz


Foi-me oferecido pela Maluxa do blog Vasinhos da Maluxa, este selo de luz. Obrigada Maluxa ;)
As regras:
1 - Completar a frase "EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR..."
2 - Linkar o blog de onde o selo partiu e deixar um recado avisando que o recebeu.
3 - Linkar e repassar o selo para cinco blogs que, na sua opinião, sejam blogs de luz.


Eu sou luz e quero iluminar os meus amigos, em todos os momentos da vida deles. Estar presente sempre que de mim precisarem, nem que seja uma simples luz de presença.


Passo o selo para:

1 - A dama do Lago

2 - Bolbos em Flor.

3 - Malmequer_7.

4 - Cores da Terra.

5 - Varanda Selvagem.

sábado, 23 de maio de 2009

As rainhas do momento!

São lindas e já se podem ver um pouco por todo lado!
Tenho estado um pouco ausente por motivos profissionais e não tenho tido muito tempo para o blog, mas vou tentar não ficar muito tempo sem vir aqui ;)
Espero que gostem das "minhas" rosas!