CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 20 de junho de 2009

Ciclame?

Perdoem-me a ignorância, mas sempre pensei que os ciclames eram plantas de inverno, que gostavam do frio e que na primavera/verão hibernavam! Afinal o meu ciclame não está a fazer nada disso. Após uma temporada em que deixou de produzir folhas e flores novas, no fim do Inverno, eu pensei: bem agora cairá as folhas restantes e hibernará (segundo eu li algures).
Nada disso! Após esse periodo em que não nascia nada de novo, recomeçou à uns tempos a dar folhinhas novas e qual o meu espanto, flores.
Eis a primeira "orelhinha" como chamo a estas flores por me fazer lembrar orelhinhas de coelho :) E está cheio de mais o que quer dizer que em breve irei ter muitas orelhinhas espetadas no ar!Pelos vistos o menino não quis ir dormir e resolveu ir curtir o sol do verão haha

Aproveito o post e mostro aqui a minha violeta africana que deu-se muito bem no local onde está: com muita luz e calor (porque faz efeito de estufa no meu quintal).

Bom fim semana a todos!!! :)




4 comentários:

Rosan disse...

Muito bonito este ciclame. eu ja conhecia a planta mas não sabia o nome dela. As vezes os ciclames morrem depois que os adquirimos outras vezes só hibernam.... e depois despontam a sua beleza... Parabéns pelas fotos.

Mar.garida disse...

Ola Rosan, obrigada pela visita. Este foi uma surpresa para mim ver que ele não hibernou. Está a despontar de novo para o verão ;)
bjs

Nikita disse...

Oi tudo bom? Eu tenho uma tambem, esta com flores vermelhas bem vivo e abriram duas, mas as folhas estao amarelando. Uns dizem que é muita agua outros pouca, outros sol, outros muito adubo, enfim, nao sei mais o que fazer. coloquei agua no pratinho por quase vinte minutos como eu li e agora??? ela fica dentro de casa e nao fica muito no sol (pq a outra que eu tinha murchou tudo). pode me ajudar?

Mar.garida disse...

Suzana desculpe a resposta tardia mas não actualizo o blog à imenso tempo.

O meu ciclame foi atacado por mosca branca que é uma praga terrivel de combater mas ainda continua vivo, só que com as folhas deformadas infelizmente.
Quanto ao seu caso, não estou a ver nenhum procedimento de errado, de facto o ciclame tem de beber a água pelo prato, mas tenha atenção a não deixar a restante água depois de decorrido cerca de meia hora para que a terra não fique demasiado molhada, mas que permaneça húmida, sobretudo na fase de desenvolvimento. O adubo convém ser liquido e ser adubado enquanto estiver a desenvolver flores e folhas.
E certifique-se que apanha muita luz indirecta. Eles não gostam de sol directo.

Já agora veja se não tem parasitas, como bichinhos e mosca branca.

Espero ter ajudado :)